dicas para alimentação

Dicas para alimentação durante a gestação

Manter o corpo bem nutrido e a saúde em ordem exige cuidados ainda maiores durante a gravidez. A Cris, da Maternité*, dá algumas dicas para alimentação importantes para as gestantes.

dicas para alimentação das futuras mamães:
  • Monitore a sua alimentação desde o primeiro mês de gravidez;
  • Alimente-se adequadamente. Isso reduz o desconforto digestivo e a ocorrência de náuseas e vômitos;
  • Prefira alimentos leves, com menor quantidade de gorduras e frituras;
  • Opte por alimentos assados, cozidos ou grelhados;
  • Alimente-se pelo menos a cada três horas;
  • Tenha sempre à mão uma barrinha de cereais ou uma fruta, ou ainda biscoitos salgados.
  • Coma devagar, mastigando bem os alimentos;
  • Consuma bastante líquido ao longo do dia, mas não durante as refeições;
  • Aumente o consumo de cálcio para, no mínimo, três xícaras de leite por dia, ou porções de outros laticínios (a indicação do consumo de cálcio é de 1.200 mg por dia: uma porção de 100 g de queijo branco, por exemplo, contém 685 mg de cálcio; 200 ml de leite equivalem a 228 mg, e 200 ml de iogurte têm 240 mg);
  • Reduza o consumo de sal (na preparação dos alimentos, em enlatados, salame, azeitonas, queijo parmesão). Sal em exagero aumenta a retenção de líquidos no organismo, provocando inchaço e pressão alta;
  • Consuma folhas cruas na forma de saladas temperadas com limão, que é fonte de vitamina C;
  • Consuma, pelo menos uma vez ao dia, grãos de feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha (de preferência no almoço);
  • Aumente a ingestão de fibras (cascas, bagaços, sementes de frutas e verduras cruas, frutas secas, cereais integrais);
  • Procure não se deitar ou sentar logo após as refeições.

 

aleitamento materno

* Cristiane Alves dos Santos é enfermeira neonatologista e especialista nessa fase tão linda da gestação e primeiros cuidados com o bebê.

A Cris é a linha de frente da Maternité, consultoria e assistência materno-infantil, de Caxias do Sul.

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